Image may be NSFW.
Clik here to view.
Ele é parceiro, companheiro, melhor amigo do Homem, disso eu não tenho dúvidas. Mas percebo que, cada vez mais, tudo em nossa vida carrega e mostra um determinado tipo de valor. E o nosso querido cãozinho não é exceção. Aliás, é exemplo.
Roupas, acessórios, carros, enfim, uma infinidade de coisas sempre servirá para criarmos um, digamos, diagnóstico social. Classe A, Y, Z, surfista, roqueiro ou nerd, não importa. Isso já não é nenhuma novidade faz tempo.
Porém, a máxima “Você é aquilo que você come” sofreu grandes modificações, até chegar ao que poderíamos chamar de “Você é aquilo que você vomita”. Modelos e encaixes estereotipados hoje são jogados na cara de parentes, amigos, trabalho, e por que não, na casinha do cachorro.
Em um contexto cada vez mais superficial, onde “parecer” vale mais do que “ser”, ter um bicho que revela a cara do seu dono pode ser um grande diferencial.
Quem quer parecer chique, escolhe logo a raça com um nome que ninguém está habituado a ouvir, como, por exemplo, Lhasa Apso (que, aliás, parece que já está na moda). Aquele que deseja ter uma família típica americana, daquelas que toma café da manhã igual ao comercial, tem um Labrador (Marley & Eu está aí pra isso). Ainda há aqueles que querem chocar com uma raça feia. E não vamos esquecer o clássico Pitbull.
Rações mais caras? Claro, sou uma pessoa que prezo pela qualidade em tudo na minha vida. Rações mais baratas? Claro, sou uma pessoa que não penso no supérfluo e, por isso, estou acima das outras.
O simples ato de catar (ou não) as fezes do seu animal mostra o quanto você está engajado nas questões sociais. A casinha que ele dorme. A veterinária que você escolhe. Tudo faz parte da sua vida. De como você se mostra para o mundo através do seu cachorro.
Não estou aqui para julgar os donos. Muito menos diminuir ou desvalorizar a relação existente. Apenas desejo que aproveite cada momento com eles, da maneira mais amorosa e sincera possível.
Pois ser sincero com o seu cachorro é ser sincero com o seu mundo.
Cachorro também é status publicado originalmente na CASA DO GALO - O animal da publicidade.